O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) capacitou 28 extrativistas do município de Pauini (a 923 km de Manaus) para o planejamento da exploração e técnicas de corte. O curso foi realizado nos dias 21 e 22 de agosto.
O objetivo foi orientar os detentores de planos de manejos licenciados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) quanto aos procedimentos técnicos corretos a serem adotados durante a fase de exploração florestal, bem como demonstrar na prática a técnica de corte aos serradores, visando minimizar o impacto ambiental.
De acordo com a engenheira florestal do IDAM/Central, Suelen Campos, a ideia foi mostrar aos extrativistas que o planejamento da exploração otimiza recursos financeiros, humanos e de tempo, o que implica diretamente na viabilidade econômica do plano de manejo florestal.
Na ocasião, também foi realizada uma palestra sobre operacionalização do sistema DOF (Documento de Origem Florestal), que é um documento eletrônico constituído de uma licença obrigatória para o controle do transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de origem nativa.
No encerramento do curso ainda foram entregues quatro Licenças Ambientais Únicas (LAU) para pequenas movelarias/serrarias e seis licenças de operação para Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala, o que totalizou até o momento 825,57 m³ de madeira legalizada.
A atividade foi ministrada pela engenheira florestal do IDAM/Central, Suelen Campos, com apoio do técnico florestal do IDAM/Pauini, Aristóteles Mamed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário