terça-feira, 22 de outubro de 2013

Agricultores de Barcelos são capacitados para boas práticas de cultivo da mandioca

SAM_7440 noticiaPor Paula Vieira,
 
Com objetivo de aumentar a produção da farinha de mandioca no município de Barcelos (distante a 399 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) capacitou no período de 9 a 12 de outubro, vinte e cinco agricultores (as) familiares das estradas: Barcelos Caurés, Elói e São Frei Boa Ventura para as boas práticas de cultivo da mandioca.
Ministrado pelo técnico em agropecuária, Antônio Cláudio Rodrigues de Sá, o curso foi aplicado com aulas teóricas e práticas. Conhecimentos sobre a importância social e econômica da cultura, toxidade da planta, variedades, manejo sadio dos solos, seleção de manivas-semente, sistemas de plantio, tratos culturais, métodos de colheita, rotação de cultura e consórcio, utilização da planta da mandioca, noções sobre a qualidade da farinha, pragas e doenças da cultura, Equipamento de Proteção Individual (EPI), balizamento e piqueteamento, foram alguns dos assuntos repassados aos participantes.
SAM_7306 noticia
As aulas práticas foram realizadas em área mecanizada para plantio, onde os agricultores foram orientados sobre como fazer a seleção de manivas-semente das variedades: caroço, paca e antinha, as quais são consideradas as mais produtivas do município.
“Os vinte e cinco agricultores participantes do curso tem a cultura da mandioca como principal fonte de renda, por isso é necessário realizarmos capacitações como essa, que visam contribuir com as técnicas de plantio para aumentar a produtividade”, disse a gerente da Unidade Local do IDAM/Barcelos, Gilciane Plácido.
Contente com o que aprendeu durante o curso, o agricultor Denir Nicolau de Melo, ressaltou que a capacitação veio para melhorar as técnicas de plantio, e com isso aumentar a renda de sua família.
A parte teórica do curso foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação e a prática nas propriedades dos agricultores José Alberto e Denir Nicolau, localizadas na estrada São Frei Boa Ventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário