A Coopfamma (Cooperativa de Fruticultura dos Agricultores do Município de Manacapuru) entregou na quarta-feira, 9 de outubro no porto da Terra Preta, em Manacapuru à Companha Nacional de Abastecimento (Conab), pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), 35 toneladas de melancia e nove toneladas de abóbora. O repasse é parte de um contrato de escoamento do total de 170 toneladas de melancia e outras 32 toneladas de abóbora, num período de quatro semanas.
Segundo o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, a produção é importante porque revela o quanto essa política de aquisição de alimentos do PAA, proporciona e estimula a produção dos agricultores familiares.A Coopfamma tem recebido do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) apoio tanto na produção quanto no escoamento e comercialização da produção. O barco utilizado para transportar a produção dos agricultores familiares foi doado pela Sepror em parceria com o CDH – Conselho de Desenvolvimento Humano, em 2009. “Eu tenho muito orgulho em ver que o investimento que o Governo fez tem um resultado além do esperado e aqui em Manacapuru nós temos um exemplo disso, do mérito adcional”, acrescentou Eron.
A presidente, Núbia Santos declarou que, as ações da Sepror fortaleceram a esperança dos agricultores familiares do Ajaratubinha e os demais polo de produção. Segundo Núbia, todos estão felizes e agradecidos ao Governo, por ter dado aos produtores a oportunidade de fazer parte de um projeto que beneficia todos os cooperados. "Recebemos apoio para transportar nossa produção e já temos comprador para nossos produtos. Retomamos os trabalhos mais fortemente após enfrentar a enchente deste ano. No início de 2013, plantamos mamão, melancia e abóbora, mas conseguimos colher da produção de mamão apenas 62 toneladas”,concluiu a presidente.
De acordo com a gerente financeira da cooperativa, Antônia Eliana de Oliveira Praia, a assinatura de um novo contrato deve fortalecer os negócios da entidade ainda este ano. Dessa forma, novos cooperados, além dos 66 já ativos, devem integrar o grupo, principalmente pela safra prevista. A gerente declarou ainda que, o restante da produção que não estiver estabelecido no contrato com a Conab será comercializada em feirões, como a Secretaria de Produção Rural (Sepror) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Eliana concluiu informando que, além da macaxeira e melancia, carros-chefes da produção, a Coopfamma trabalha com milho, pepino, maxixe, pimenta de cheiro e maracujá, em menor escala.
“Estamos estimando algo em torno de 300 toneladas e vamos comercializar 170 toneladas com a Conab, por meio de programas como o Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)”, afirmou a gerente.
Os produtores da cooperativa estão situados nas comunidades do Marrecão, Costa do Ajaratubinha e Costa do Paratari, nas extensões das estradas Manoel Urbano, em Manacapuru e estrada do município de Novo Airão.
Os alimentos fornecidos são entregues à Conab, que os repassa ao programa Mesa Brasil, do governo federal, que entrega a instituições carentes.
Fonte: Sistema OCB-Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopcom/AM - Cooperativa de Comunicação do Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário