segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cultura do cacau ganha impulso em Novo Aripuanã

 Poe Paula Vieira,                           


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Na última quinta-feira (10 de outubro), a Unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – (IDAM/Novo Aripunã) realizou três Demonstrações de Métodos (DM’s) sobre a cultura do cacau. O objetivo é melhorar o sistema de colheita, quebra, fermentação e secagem do fruto no município. A atividade beneficiou agricultores familiares das comunidades rurais de Santana, Santa Rita, Santa Amaro e São José.
O processo de fermentação da cultura foi o destaque da atividade, que segundo o técnico agrícola e responsável pela metodologia, Weckner Fonseca, a técnica melhora a qualidade das amêndoas, o ganho de peso é maior e consequentemente, o resultado da comercialização será positivo.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
De acordo com o gerente do IDAM/Novo Aripuanã, Lourivaldo Barros, o cultivo do cacau é uma atividade bastante praticada na região da margem direita do rio Madeira, e pensando em aumentar a produtividade o IDAM vem prestando toda assistência técnica para as famílias rurais.
Conforme Barros, a ideia é comercializar o produto a preços mais justos com intuito de aumentar a renda familiar dos agricultores ribeirinhos. “Com a inclusão do cacau na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), tenho a plena certeza que haverá aumento nas áreas de plantio, e para isso é necessário que os agricultores estejam preparados para apresentarem produtos de qualidade ao mercado consumidor.
Durante a atividade foi construída uma barcaça e uma caixa de fermentação na comunidade Santana, onde os participantes aprenderam na prática passo a passo sobre como utilizar cada um deles.
OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA
O agricultor Avelino Martins, 63, comentou que nunca tinha se preocupado com o sistema de fermentação do cacau e por isso a amêndoa que produzia sempre apresentava uma cor escura, quase preta e com baixo valor no mercado. “Agora utilizando os novos instrumentos e os conhecimentos adquiridos poderei aumentar minha área de plantio e produzir amêndoas de qualidade”, enfatizou.
Já o agricultor Rui Ferreira da Costa, 65, destacou que a assistência técnica do IDAM contribui para a qualidade e aumento na produção do cacau de sua propriedade. “Hoje produzimos em média por safra três toneladas de amêndoas de cacau, e minha família conta com uma renda de R$ 10.500,00 por safra”, disse.
Atualmente na região mais de 50 famílias trabalham com a cultura do cacau e a produção gira em torna de 12 toneladas/ano.
Política de preços mínimos
Na tarde de hoje (14), os agricultores que trabalham com a cultura do cacau receberão a visita da assistente de operações da Conab, Deiselene Batista, que estará esclarecendo todas as dúvidas e os procedimentos necessários para quem deseja aderir a PGPM.
Demonstração de Método – É uma atividade que propicia a utilização de uma técnica conhecida e comprovada, de forma objetiva e clara, pelo demonstrador, a uma pessoa ou a um grupo de pessoas que possua interesses comuns, com a finalidade de desenvolver destrezas e habilidades, uma vez que seu princípio básico é aprender a fazer fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário