domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto estuda alternativas sustentáveis para citricultura no Amazonas

           

Divulgação
Foto: Divulgação / Agência do Piauí
Pesquisa aborda manejo de pomares de laranja, limão e tangerina no Estado do Amazonas
Um projeto de pesquisa e transferência de tecnologia está sendo coordenado pela Embrapa Amazônia Ocidental, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para viabilizar alternativas de manejo conservacionista e sustentável para pomares cítricos (de laranja, limão e tangerina) no Estado do Amazonas. A proposta inclui tanto ações de pesquisa voltadas para gerar e adaptar tecnologias para as condições locais quanto capacitação de produtores em boas práticas agrícolas. O objetivo é a redução dos riscos de contaminação ambiental, do homem e dos frutos produzidos.
Entre os problemas que desafiam a citricultura no Estado, o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura José Eduardo de Carvalho afirma que 99% dos plantios de citros são feitos em cima de apenas uma variedade de porta-enxerto, que é o limão-cravo.
– Isso não dá sustentabilidade e traz um risco grande, pois se vier uma doença pode arrasar toda a cultura. Por outro lado, uma única variedade para o mercado também não proporciona uma sustentabilidade mercadológica para o produtor – explica o pesquisador.
Entre os estudos realizados pelo projeto destaca-se a avaliação de combinações de copas e porta-enxertos de citros introduzidas no Amazonas. Essas combinações mostram alto potencial de adaptabilidade ao ambiente e tolerância a pragas, além de permitir o aumento das opções do citricultor na oferta de frutos.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário