Fonte: SEPROR
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) lançou nesta quarta-feira, 09, um projeto para proteger a renda dos pescadores do município e libertá-los das mãos dos atravessadores. Durante solenidade realizada em Manacapuru o secretário de Produção Rural, Eron Bezerra, apresentou o projeto a centenas de pescadores e representantes de entidades do setor pesqueiro.
Trata-se de um projeto que prevê a estocagem da produção de peixes do município de Manacapuru durante o período da safra, quando a pesca em abundância reduz drasticamente o valor do quilo do pescado, comprometendo a renda dos pescadores que acabam vendendo sua produção aos atravessadores por preços muito a baixo do mercado devido a falta de local para estocar o produto.
De acordo com o secretário Eron, o Governo do Estado, a partir deste mês, vai alugar um frigorífico com capacidade para estocar até 1.200 toneladas de peixes. “Os pescadores poderão estocar no frigorífico, totalmente de graça, o que não conseguirem vender por um preço justo. Quando encontrarem compra para sua produção ou quando o peixe entrar na entressafra eles pegam o produto estocado e vendem a um preço mais competitivo, uma vez que o pescado estará mais escasso”, explicou Eron.
Compra de excedente de produção – Além de estocar o excedente da produção, o pescador ainda poderá vender parte de sua produção para o próprio governo, a fim de não ter perdas em sua renda. Em conjunto com os pescadores ficou definido que o produto vendido será pago num prazo de 10 dias. A estimativa, segundo Eron, é atender mais de quatro mil pescadores artesanais que atuam no município.
O presidente da Colônia dos pescadores Z9, Marcos Bindá, ficou entusiasmado com o anúncio. Falando em nome dos pescadores ele agradeceu a preocupação do Governo com os pequenos pescadores. “Durante muito tempo vimos nossos companheiros até jogarem toda sua produção no rio porque não tinham como armazenar os peixes e hoje ficamos cheios de esperança ouvindo o que o Governo vai fazer”, disse.
Distribuição de gelo aos pequenos pescadores – O secretário Eron Bezerra também anunciou a distribuição de até 300 quilos de gelo para o pescador canoeiro ou pescador de caixinha como também é conhecido no município. De acordo com o secretário de Produção Rural, essa é mais uma política da Sepror, através do Programa Amazonas Rural, para valorizar e estimular o pescador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário