quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Secretário Eron acompanha desembarque de produção de melancia em Manacapuru. Produto vai abastecer o MESA BRASIL

     Fonte SEPROR


DSC_0376-Editada
Acrescento ao registro feito pela Sepror, que o PAA é um programa do Governo Federal, utilizando recursos do MDS e do MDA.  A aquisição, objeto da matéria, trata-se de convênio entre a Conab e a COOPFAMMA. A partir deste ano, numa boa atitude do governo estadual, o Sistema Sepror também passou a operar o PAA no Amazonas. Somente os agricultores familiares com DAP podem participar do PAA. As instituições sociais governamentais e não governamentais que desenvolvem ações de segurança alimentar e nutricional podem se beneficiar das doações. O Programa MESA BRASIL é um importante parceiro do PAA e tem a responsabilidade de distribuir os produtos regionais às entidades cadastradas.
Trinta e duas famílias das comunidades Nossa Senhora de Nazaré e Rainha dos Apóstolos, na Costa do Ajaratubinha – em Manacapuru, viveram na quarta-feira (09) um dia memorável: entregaram o carregamento da 1ª safra de melancia da área de várzea, após a cheia deste ano, ao Projeto Mesa Brasil, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Somente neste 1º carregamento foram 35 toneladas de melancia. Serão feitos mais três carregamentos até que se complete o total de 170 toneladas de melancia produzidas pela Cooperativa de Fruticultura dos agricultores de Manacapuru (COOPFARMA). O 1º desembarque foi feito no Porto da Terra Preta. Segundo o secretário de Produção Rural do Amazonas, Eron Bezerra, a produção é importante porque revela o quanto essa política de aquisição de alimentos do PAA, proporciona e estimula a produção dos agricultores familiares.
A COOPFARMA tem recebido do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) apoio tanto na produção quanto no escoamento e comercialização da produção. O barco utilizado para transportar a produção dos agricultores familiares foi doado pela Sepror em parceria com o CDH – Conselho de Desenvolvimento Humano, em 2009. “Eu tenho muito orgulho em ver que o investimento que o Governo fez tem um resultado além do esperado e aqui em Manacapuru nós temos um exemplo disso, do mérito adcional”, acrescentou Eron.
DSC_0391-Editada
A cooperativa também está com grande produção de mamão, de acordo com a presidente Núbia Santos. Ela ressaltou que as ações da Sepror fortaleceram a esperança dos agricultores familiares do Ajaratubinha. “A gente tá muito feliz e só tem a agradecer ao Governo porque hoje fazemos parte de um projeto exitoso. Estamos produzindo, recebemos apoio para transportar nossa produção e já temos comprador para nossos produtos”, concluiu.

Um comentário:

  1. Correção a Comunidade Nossa Senhora de Nazaré pertemce a região do Paratari. Parabéns para vocês, todos estão fazendo um bom trabalho.

    ResponderExcluir