A situação econômica do setor de fibras do município de Manacapuru foi destaque do discurso do deputado Orlando Cidade (PTN), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O deputado informou que entrou com um requerimento na Mesa Diretora da Assembleia, que será encaminhado ao governador Omar Aziz (PSD), solicitando a anistia de dívidas de juticultores da cidade contraídas junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
De acordo com o deputado, que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR) da Aleam, os produtores rurais passam por dificuldades financeiras.
“Neste momento, eles não têm condições de arcar com a quitação das parcelas dos financiamentos adquiridos. Recentemente mais de 700 toneladas de fibras foi perdida durante incêndio na Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Comapem), situação que deixou os trabalhadores e o setor como um todo no prejuízo”, disse Cidade.
O parlamentar reiterou que as perdas causadas pelo incêndio, aliadas à concorrência desleal com o setor de fibras internacional, foi fator determinante para que a solicitação ao Governo do Estado fosse feita.
“A Afeam, a pedido do governador Omar Aziz, já anistiou dívidas contraídas por produtores rurais cujo segmento passava por dificuldades e, como a atual administração do Estado está atenta às necessidades do trabalhador amazonense, vamos encaminhar o documento ao governador Omar para que a possibilidade seja analisada”, informou.
Fonte: Assessoria de Imprensa do parlamentar
Nenhum comentário:
Postar um comentário