quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Produtores participam de feira e acessam linhas de crédito

Aproximadamente 300 produtores rutais participaram da Feira de Agronegócio da Agricultura Familiar realizada pelo Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), em parceria com a Coomapem (Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru), Banco do Brasil, Sepror (Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas), e prefeitura de Manacapuru, nesta terça-feira, 8 de outubro no ramal do Laranjal, comunidade São João Batista, km 60 da AM 070, estrada Manoel Urbano, que liga Manaus a Manacapuru.
As concessionárias de veículos, máquinas e equipamentos colocaram, durante todo o dia, os seus produtos a disposição dos agricultores familiares do município de Manacapuru para financiamento facilitado pelo Branco do Brasil dentro do Programa Mais alimento, criado pelo Governo do Estado do Amazonas. O financiamento até R$ 10 mil terá a taxa de juro de 1% ao ano e um prazo de dez anos para concluir o pagamento, com três anos de carência. Acima desse valor, até R$ 150 mil a taxa de juro aumenta para 2% ao ano e o prazo de pagamento será o mesmo, sendo que o agricultor pagará o financiamento em sete parcelas, completando os dez anos.

 A presidente da Coomapem, Eliana Medeiro, representou o Sistema OCB/Sescoop-AM como diretora da OCB-AM e falou que a realização do evento é uma grande oportunidade para os produtores do município, por ser um grande mutirão de negócios que está dando a possibilidade de reunir todos os produtores no mesmo lugar para conseguir os financiamentos, e com isso implementar o desenvolvimento da produção no Estado do Amazonas. “Nossos cooperados foram mobilizados, e trouxemos a esse evento a oportunidade para os produtores que ainda não fazem parte da Coomapem se cooperar, além de receber informações sobre o que representa o sistema cooperativista para o crescimento do setor produtivo no Amazonas”, declarou Eliana.
O gerente do Idam em Manacapuru, Marildo Ximenes declarou que, a finalidade desse evento é aproximar os agentes financeiros dos produtores rurais, disponibilizando políticas públicas oferecidas pelo estado. Segundo o Ximenes, o setor primário começa produzir grandes resultados no Amazonas, por disponibilizar recursos para a agricultura familiar, diminuindo o esforço do produtor. “A nossa intenção é financiar máquinas e equipamentos agrícolas para aumentar a produção e dá condições ao produtor de escoar os seus produtos, e com isso oportunizar o meio de transporte para a comercialização, eliminado a figura do atravessador”, disse o gerente.
Segundo o gerente de mercado, Gilberto Figueiredo, o Banco do Brasil tem atuado forte com a finalidade de apoiar à agricultura familiar, por entender que o Amazonas não tem uma agricultura de grande extensão, e por esse motivo, o Banco do Brasil atua como o braço do Governo Federal para fazer a política do agronegócio crescer através do financiamento, no que diz respeito a linhas de créditos destinadas a agricultura. “Hoje podemos mobilizar vários parceiros em prol do crescimento do setor produtivo do município e o Estado como um todo”, afirmou o gerente.
O agricultor Cleberson da Silva Pinheiro avaliou a realização do evento como uma excelente oportunidade de negócios para os produtores acessarem linhas de créditos disponibilizadas pelo Banco do Brasil e realizarem grandes projetos na agricultura familiar. “Os produtores estavam precisando de iniciativas como essas para alavancar o crescimento da agricultura familiar e melhorar a renda das pessoas envolvidas no processo de produção”, finalizou o agricultor.
Participantes – Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara Municipal de Manacapuru e prefeito em exercício, Wanderley Barroso, o secretário de produção rural do município, Zezinho Jerônimo, o representante da secretaria de produção do Estado, Ribamar Matos, o presidente da Associação do Feirão da Sepror, Antonivaldo Sousa, além de presidentes de associações das comunidades vizinhas, sindicatos de agricultores rurais, cooperativistas e parlamentares de Manacapuru.
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Eliezer Favacho/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário