Conhecido como o Bacalhau da Amazônia, o pirarucu será o centro das atenções de 2 a 6 de dezembro durante evento que irá discutir técnicas de reprodução em cativeiro desse pescado, uma das principais dificuldades encontradas pelos piscicultores para investirem nessa atividade. As ações serão realizadas na Unidade Experimental do Sebrae, localizada no município de Cacaulândia.
Nos dois primeiros dias, os participantes da Semana do Pirarucu participarão do curso de reprodução em cativeiro. No dia 4, será realizada uma clínica tecnológica de salga do pirarucu, que é a técnica para fazer o bacalhau desse peixe. No dia 5, será ministrada outra clínica tecnológica, dessa vez sobre o curtimento da pele do pirarucu. Nos dias 5 e 6 é a vez de um curso de culinária para a elaboração de pratos à base da carne do pirarucu.
O evento será finalizado com um festival gastronômico para os participantes e autoridades. O objetivo das atividades é mostrar a agricultores as vantagens da criação desse peixe em cativeiro, para a criação de um polo de engorda do Pirarucu na região.
A Semana do Pirarucu é resultado de análises que estão sendo realizadas na unidade experimental do Sebrae, em parceria com o piscicultor Denizar Raposo. Dados dessa pesquisa mostram qual o manejo adequado e as técnicas que devem ser utilizadas para que a criação de Pirarucu em cativeiro nas pequenas propriedades de Rondônia possa ser viável.
O evento será realizado com a parceria da Prefeitura de Cacaulândia, Ministério da Pesca e Aquicultura, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, Instituto Federal de Educação (Ifro), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Emater, Unidade de Reprodução Denizar Raposo, Embrapa Pesca e Aquicultura e o Sebrae.
Mais detalhes do evento podem ser obtidos por meio dos telefones 8115-3986 e 3217-3879.
Serviço:Agência de Notícias do Sebrae em Rondônia – (69) 3217-3829 / (69) 3321-3296
www.ro.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800
Nenhum comentário:
Postar um comentário