terça-feira, 15 de abril de 2014

Beneficiamento do cupuaçu e castanha do Brasil pretende aumentar renda de agricultores em Canutama

Por Paula Vieira,
O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no período de 9 a 11 de abril, no município de Canutama ( a 619 quilômetros de Manaus), uma capacitação voltada para o beneficiamento de polpas de frutas. O objetivo é evitar o desperdício e agregar valor a matéria prima, além de apresentar ao consumidor na hora da comercialização opções variadas do cupuaçu e castanha do Brasil.
A iniciativa atraiu a participação de 37 mulheres rurais da comunidade Belo Monte, que trabalham com a agricultura e o extrativismo. “A capacitação foi muito produtiva, uma vez que, o aumento da renda familiar será garantido”, disse o gerente da Unidade Local do IDAM em Canutama, Eduardo Moraes, ao ressaltar, que a expectativa é alcançar um acréscimo de até 15% na renda familiar, o que sem dúvida vai contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais.
O curso foi ministrado pela instrutora Zilda Castro da Silva, que orientou as participantes para as boas práticas de higiene na produção de doces. Segundo Zilda, a higiene é primordial para se manusear qualquer alimento, por isso, o uso de toucas e aventais é indispensável. As mulheres rurais aprenderam receitas de doces variados e tradicionais como o doce e balas de cupuaçu e castanha, além da castanha recheada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário