sexta-feira, 20 de junho de 2014

Agricultores familiares indígenas são beneficiados com ações de ATER em Alvarães

Por Aldizângela Brito,
No dia 12 de junho, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), fez a entrega de 90 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP’s), para agricultores familiares da comunidade indígena Marajaí, no município de Alvarães (a 538 quilômetros de Manaus). A atividade foi realizada em parceira com Prefeitura Municipal e Secretaria de Produção e abastecimento (Sempab).
A ação visa melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares indígenas, facilitando o acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) e programa de Aquisição de Alimento (PAA). Além disso, foi feito cadastro para a emissão da carteira do produtor rural.
De acordo com o técnico em agropecuária, Waldejane Gouvêa, a DAP é a identificação do agricultor. “O documento possibilita ao agricultor familiar ter acesso às linhas de crédito destinadas ao setor primário,” enfatizou Gouvêa, ao destacar a importa da ação para melhoria na qualidade de vida com melhores moradias e fortalecimento da economia local.
ATER – Para incentivar a agricultura familiar os extensionistas da Unidade Local do IDAM em Alvarães vão realizar nos próximos dias, uma Demonstração de Método sobre o cultivo de hortaliças. A ideia é diversificar os tipos de cultura, já que na comunidade predomina o cultivo de mandioca e banana em pequena escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário