sexta-feira, 20 de junho de 2014

IDAM é tema de pesquisa na UFAM

 Aldizângela Brito,
As atividades de extensão rural realizadas pelas 66 Unidades Locais do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) distribuídas nos 62 municípios do Estado é um campo vasto para pesquisadores nas universidades. Esse foi o pensamento do finalista do curso de engenharia florestal, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Filipe Campos de Freitas, que apresentou o trabalho de conclusão com o tema “Fitossociologia e distribuição geográfica de espécies arbóreas licenciadas em planos de manejo florestal sustentável em pequena escala assistidos pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas.”
Segundo Filipe, o trabalho teve como objetivo, realizar o estudo da distribuição geográfica, das principais espécies licenciadas para corte nos 104 planos de manejo aprovados pelo IDAM no ano de 2013, a partir do Índice de Valor de Importância (IVI) apresentado pelas espécies.
Durante a pesquisa, foram feitas análises para cada sub-região do Estado, conforme divisão da constituição do Amazonas, e análise com todos os dados agrupados. No total, 19 municípios tiveram planos aprovados em suas áreas no ano de 2013, com destaque para os municípios de Manacapuru (31 planos), Tefé (15 planos) e Nhamundá (12 planos), conforme o gráfico ao lado.


Vale lembrar que, a produção florestal madeireira é uma das atividades que seguem as orientações técnicas, acompanhamento e monitoramento dos planos de Manejo Florestal Sustentável de Pequena Escala (PMFPE) desenvolvidas pelos extensionistas do Instituto.
Dentre as 326 espécies autorizadas para corte, destacam-se as que apresentaram os maiores valores econômicos: Guaruba (12,56), Tauari (12,03) e Cupiúba (11,41).
A pesquisa feita por Filipe demonstra que, o uso sustentável dos recursos naturais, seguindo as leis ambientais para elaboração e implantação de projetos, que torne possível a retirada responsável de uma quantidade de madeira, possibilita de forma consciente a geração de trabalho e renda aos agricultores familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário