sexta-feira, 20 de junho de 2014

GIZ forma novos facilitadores

Por Aldizângela Brito

Entre os dias 9 e 11 de junho, foi realizado em Manaus, uma oficina de metodologia Value Links com enfoque de gênero. A ação faz parte de uma parceira entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Amazonas (SDS) e Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ). Contou a participação de técnicos do IDAM Central e Unidades Locais dos municípios de Beruri, Novo Airão, Itacoatiara, Manacapuru, Presidente Figueiredo, além de técnicos da Fundação Vitória Amazônica (FVA), Fundação Amazônia Sustentável e Instituto Ipê.
O objetivo foi de capacitar um grupo de profissionais para atuar como facilitadores no processo de melhoria da cadeia de valor, analisando e desenvolvendo ações de apoio para estimular a sustentabilidade econômica, social e ambiental.


Para o engenheiro florestal, Luiz Rocha, a oficina atendeu a expectativa. “Foi importante para socializar as informações entre os participantes sobre o processo de mapeamento da cadeia de valor, que designa uma série de atividades relacionadas e desenvolvidas por empresa, associação ou cooperativa, a fim de satisfazer as necessidades dos clientes, desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e venda até a fase da distribuição para o consumidor final. Com isso, é possível verificar as dificuldades e contorna-las”. Afirmou Rocha que também destacou a participação dos diversos órgãos do Estado e da sociedade civil organizada que irão atuar como agentes multiplicadores em todo o Estado do Amazonas.
Outro enfoque foi o estímulo à formulação de políticas públicas para diminuir a desigualdade de gênero. A recomendação é que 30% dos gestores nas organizações sejam mulheres.
Para a engenheira florestal, Elaine Ponciano, a metodologia agrega mais valor ao trabalho incentivando a visibilidade da mulher no campo. “Isso mostra que a participação das mulheres nas decisões das organizações é importante para o desenvolvimento de diversas atividades, inclusive as agropecuárias,” concluiu Elaine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário