terça-feira, 22 de outubro de 2013

Sistema OCB/Sescoop-AM realiza Seminário em Itacoatiara

O Sistema OCB-Sescoop/AM promove, no próximo dia 29 de outubro, o II Seminário Cooperativista de Itacoatiara, programado para ser realizado na comunidade de Novo Remanso, envolvendo aproximadamente 200 produtores do entorno da área urbana e zona rural de Itacoatiara, Novo remando e Vila do Engenho. 
A iniciativa foi idealizada pela Cooperativa Agropecuária do Novo Remanso (Coopanore), Cooperativa Agropecuária dos Produtores da AM-010 (Coopram) e Cooperativa dos Produtores Rurais da Comunidade Sagrado Coração de Jesus do Paraná da Eva (Ascope).
O objetivo do evento é o ajustamento de demandas de cooperativas da região do município de Itacoatiara, através da discussão de assuntos de interesse comum das cooperativas, as quais demandam capacitação e informação sobre legislação cooperativista e contabilidade cooperativista.

As demandas do II Seminário foram alinhadas durante um encontro prévio realizado em Itacoatiara no dia10 de outubro. Entre os temas discutidos estavam: “Cooperativismo para o desenvolvimento das economias locais; políticas de crédito para as cooperativas e cooperados; perspectivas de ações e projetos para agricultura das regiões de Novo Remanso, Vila do Engenho e regiões próximas; manejo pós-colheita e políticas de insumo para a região. 
A programação está prevista para começar às 8h, com um café da manhã regional, e em seguida a abertura oficial do evento. A primeira palestra será ministrada pelo presidente do Sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães Júnior, que abordará o tema “Cooperativismo para o Desenvolvimento das Economias Locais”. 
Petrucio Magalhães Júnior é Mestre em Socioeconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Amazonas, no ano de 1997. 
Ainda pela manhã, das 9:50h e 10:50h acontecem mais duas palestras, cujos temas são: “Políticas de Insumo e Perspectiva de Ações” e “Projetos para a Agricultura do Novo Remanso, Vila do Engenho e Regiões”, bem como “Apresentação da Cartilha do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, obra lançada com apoio do Sistema OCB/Sescoop-AM e Sistema Faea/Senar.   
Durante a tarde, das 13 às 14h, acontecem as duas últimas palestras, cujos temas serão: “Fertirrigação”, que será ministrada por um representante da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) e “Manejo de Colheita”, que será apresentada aos produtores por um representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam).
Fonte: Sistema OCB/Sescoop-AM
Texto: Carla Santos/Coopcom – Cooperativa de Comunicação do Amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário