terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Governo federal deve incluir carne suína em programa de preço mínimo até fevereiro

Marielise Ferreira / Especial ZH
Nos últimos dez anos, tenho defendido a inclusão do jaraqui na PGPM. Hoje, com muita luta e contando com a sensibilidade do governo federal conseguimos incluir o PEIXE no PAA/Compra Direta. Ação que possibilitou a compra de 170 toneladas de pescado em Manacapuru. Entretanto, a inclusão na PGPM abre a possibilidade de apoio de instrumentos de comercialização diferenciados. Também o tambaqui curumim poderia ser inserido na PGPM tradicional. Não é a toa que o SUL vem lutando para incluir a carne suína na PGPM. Eles sabem que o apoio da PGPM é fundamental em determinados momentos de mercado. 

Foto: Marielise Ferreira / Especial ZH
No final de 2013, a presidente vetou projeto e desagradou o setor

A carne suína deve ser inserida no Projeto de Lei (PL) 7416/10, do Senado, que inclui a comercialização do produto na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), até o mês de fevereiro. É o que afirma o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.

O governo federal está discutindo a forma de armazenagem do produto, para finalizar a proposta que será votada no Ministério da Fazenda.

No final de 2013, a presidente Dilma Rousseff vetou o projeto. A decisão da presidente contrariou a bancada ruralista e todo o setor produtivo, já que a inclusão era dada como certa também pela cadeia de suínos. A inclusão da carne suína na PGPM foi uma das principais demandas da ABCS em 2013 junto ao governo.


CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário