quinta-feira, 17 de maio de 2018

INPA capacita trabalhadores que atuam no beneficiamento de tambaqui cultivado

Matéria completa acessando o link http://portal.inpa.gov.br/index.php/component/content/article?id=3194
“Queremos melhorar os conhecimentos básicos e tecnológicos de quem está trabalhando no beneficiamento do pescado, mostrando análises que são feitas para avaliar a qualidade e tecnologias empregadas como defumação, salga e secagem, além de aproveitamento do pescado triturado para fazer embutidos e empanados”, disse o pesquisador Rogério de Jesus, um dos instrutores.

O número de vagas na oficina é limitado a 20, devido ao tamanho da sala e laboratório disponíveis para as aulas. Os interessados devem preencher formulário e enviá-lo para o e-mail andreza.leao@hotmail.com. Após seleção, os candidatos serão informados do resultado. baixe aqui o formulário de inscrição.
  
A capacitação faz parte do projeto “Implantação das Unidades Demonstrativas Agroflorestais na Amazônia (IUDAA)”, subprojeto de aquicultura coordenado pela pesquisadora Elizabeth Gusmão. A coordenação geral é da titular da Coordenação de Tecnologia Social (Cots/Inpa), a psicóloga Denise Gutierrez. O IUDAA conta com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e atua nas áreas de piscicultura e plantios agroflorestais.

Atividades

Conforme o programa da Oficina de Tecnologia de Pescado, os temas serão apresentados e discutidos por meio de aulas teóricas e práticas, sobre Influência dos métodos de abate (hipotermia e asfixia) sobre a qualidade da carne do tambaqui cultivado; Índices de qualidade do tambaqui abatido em diferentes tempos amostrais (despesca, transporte e após tempos de recuperação) e Tecnologias de processamento do tambaqui cultivado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário