sábado, 29 de setembro de 2012

Norma define procedimento para estrangeiro solicitar autorização para compra de terra

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Instrução Normativa Conjunta nº1 que define o processo administrativo para estrangeiros solicitarem autorização para a compra ou arrendamento de terra no país foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União. De acordo com a instrução, o estrangeiro residente no país ou empresa estrangeira com permissão para funcionar no Brasil devem solicitar a autorização à superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no estado onde o terreno a ser adquirido está localizado. O estrangeiro interessado deve apresentar ainda documentação que justifique o tamanho da área desejada, cronograma de investimento e implementação do projeto, se será usado crédito oficial na aquisição e comprovar compatibilidade com os critérios estipulados pelo Zoneamento Ecológico do Brasil (ZEE), quando esse for exigido.

CMN altera normas para contratação de crédito rural na Amazônia

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou hoje (27) a lista de documentos que podem substituir o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (Ccir), de modo a não prejudicar a contratação de crédito rural por pequenos agricultores da Amazônia. A medida beneficia principalmente os produtores de municípios excluídos pelo Ministério do Meio Ambiente da lista prioritária para controle de desmatamento.
Trata-se de medida alternativa para permitir a concessão de crédito também aos beneficiários do Programa Terra Legal e de ocupantes de terras estaduais em processo de regularização fundiária na Amazônia Legal, mas estão impossibilitados de obter a Ccir. Com vigência até a safra 2013/2014, a medida requer apenas a apresentação de documentos de regularização fundiária, de registro em cartório do domínio do imóvel e comprovante de ocupação regular da área ou protocolo de requerimento de regularização.

Curso de Agricultura Orgânica

CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM AGRICULTURA ORGÂNICA

Piracicaba-SP
12 e 13 de novembro de 2012
www.infobibos.com/organica


Público-alvo: Técnicos, Agricultores, Extensionistas, Professores, Pesquisadores, Estudantes e demais interessados.
Temas Abordados:
Teória:
Avanços na legislação de Orgânicos no Brasil.
Tópicos em Manejo de solo; Adubação verde.
Tópicos em homeopatia vegetal.
Tópicos no controle alternativo de pragas e doenças.
Prática:
Visita ao Campo Experimental Pólo Centro Sul - APTA
Coleção de adubos verdes.
Preparo de soluções homeopáticas,
Preparo de extrato de plantas.

Data: 12 e 13 de novembro de 2012
Local da Aula teórica: Sala de Eventos do Hotel Nacional Inn
Rua do Rosário, 1358 -CEP 13400-186 - Piracicaba/SP
Local da Aula prática:APTA Polo Centro-Sul e Bairro Santana em Piracicaba/SP.

Mais Informações e Inscrições On-line:



logoinfobibos.jpg

Diário do AM - Coluna ESPLANADA "2k na Esplanada"


EM TEMPO - Coluna Painel (Falta...combinar)


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Nota de Esclarecimento

Nota

Ministro manifesta-se sobre Conab em Nota de Esclarecimento

Mendes reconhece as dificuldades enfrentadas pela companhia e reitera a necessidade da reestruturação administrativa da estatal
 
Em razão das informações publicadas pela mídia e em resposta ao ofício nº 087/2012 da Associação Nacional dos Empregados da Conab (Asnab), a Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informa que as declarações públicas divulgadas pelo Sr. Ministro Mendes Ribeiro Filho em nenhum momento referia-se ao corpo funcional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O ministro reconhece as dificuldades enfrentadas pela companhia e reitera a necessidade da reestruturação administrativa da estatal, através de um planejamento estratégico – já em execução conjunta com a própria diretoria da Conab – no intuito de torná-la eficiente, moderna e valorizada dentro de um cenário positivo da agricultura brasileira. O ministro acredita que “O Estado tem que estar a frente dos problemas e será através de um Plano Nacional de Abastecimento que vai concretizar novas expectativas para o crescimento do país”.
 

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Condraf apresenta proposta de Entidade Nacional de Ater


Condraf apresenta proposta de Entidade Nacional de Ater

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) apresentou, em reunião extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (27), a proposta da criação de uma Entidade Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para coordenar os serviços de Ater no meio rural brasileiro. A criação do órgão foi reforçada pela presidenta Dilma Rousseff no lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013, em julho.

Nova modalidade do PAA permite abastecer presídios e restaurantes universitários


Resolução autoriza que estados, municípios e outros órgãos do governo federal façam aquisição direta de produtos da agricultura familiar, nos mesmos moldes do programa executado atualmente por MDS, MDA e Conab       
 
Brasília, 27 – Os agricultores familiares vão poder ampliar o mercado de comercialização de seus produtos. Cada família poderá vender até R$ 8 mil para estados, municípios e outros órgãos do governo federal, além do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Isso será possível com a modalidade Compras Institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), prevista no Decreto nº 7.775/2012, que entrou em vigor nessa quinta-feira (27), com a publicação da Resolução 50/2012 no Diário Oficial da União.

As compras institucionais serão permitidas para quem fornece refeições regularmente, como presídios, restaurantes universitários, hospitais e quartéis, entre outras instituições federais, estaduais e municipais. A aquisição dos produtos poderá ser feita por meio de chamadas específicas para tal modalidade, com dispensa de licitação, nos moldes do PAA, sem necessidade de qualquer formalidade de adesão ou convênio com o governo federal. A resolução é do Grupo Gestor do PAA, coordenado pelo MDS em parceria com o MDA.

Agricultores já podem vender para nova modalidade do PAA


A partir de agora órgãos públicos das esferas federal, estadual ou municipal, que tenham necessidade de gêneros alimentícios de forma regular e continuada – como redes de ensino, forças armadas, unidades de saúde e sistema prisional –, poderão adquirir produtos diretamente dos produtores familiares, com dispensa de licitação.  A comercialização foi viabilizada pela nova modalidade de compras institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A resolução 50/2012, publicada nesta quinta-feira (27) no Diário Oficial da União, foi assinada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representado pelo diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor, Arnoldo de Campos.

Agricultores são beneficiados com crédito especial em Parintins

 

26/09/2012 - Paula Vieira
Cerca de 301 agricultores familiares do município de Parintins (a 369 km de Manaus) serão beneficiados com o crédito especial. A ação para a contratação de crédito foi realizada pelo Banco da Amazônia por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), na última segunda-feira, 24, no auditório do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI). Participaram da ação o presidente do IDAM, Edmar Vizzoli, prefeito municipal de Parintins, Frank Garcia, superintendente regional do Banco da Amazônia, Jose Bezerra, secretário de políticas agrícolas da SEPROR, Airton Shinaider, presidente da Câmara municipal de Parintins, Juscelino Manso e, o deputado estadual, Tony Medeiros. O objetivo da ação foi discutir procedimentos para aplicação das linhas de crédito especiais, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- Pronaf, dos grupos “B” e “AF”. Para o gerente da Unidade Local do IDAM, Nilzomar Ferreira Barbosa, a contratação de crédito especial é uma maneira de incentivar as famílias do município que foram atingidas com a cheia de 2012, a investirem nas atividades voltadas para a agricultura e pecuária.
 

Inicia amanhã a 18ª EXPOMANI e 20ª Festa da Melancia



27/09/2012 - Paula Vieira
Começa amanhã a 18ª Exposição Agropecuária – EXPOMANI e 20ª Festa da Melancia, que acontecerá no Parque de Exposição Domingos Galdino, no período de 28 a 30 de setembro. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Manicoré, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAPA) e Unidade Local do IDAM no município.
Vale destacar que dentro da programação acontece a 2ª Feira dos Produtores, onde é feito a exposição e venda dos mais variados produtos, produzidos na região e, trazidos pelas famílias da comunidade.
Segundo o gerente da Unidade Local do IDAM, Oyama Pedraça, essa atividade é resultado da parceria com a SEMAPA. “Estamos estudando a possibilidade de realização semanal dessa Feira como forma de estimular o produtor, satisfazendo suas necessidades e atendendo as demandas sociais das famílias e comunidades rurais”, acrescentou.
No evento a equipe do IDAM, montará um stand para a exposição de trabalhos desenvolvidos pela Unidade Local, por meio de cartazes e recursos audiovisuais. Também serão oferecidos 03 cursos de capacitação e treinamento como, a melhoria da qualidade de farinha, que será ministrado pelo técnico em agropecuária, Oyama Rodrigues Pedraça, e, os outros dois cursos direcionados ao pescado ficará por conta da instrutora Daise Silveira da Silva.

Prêmio Cooperativa está com inscrições abertas

Márcio Lopes de Freitas
Depois de passar por uma reformulação, o Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pelo Sistema OCB em parceria com a revista Globo Rural, traz em 2012 - o Ano Internacional das Cooperativas - um novo formato. A intenção é aumentar o número de cooperativas participantes e projetos inscritos. E vale ficar atento ao prazo de inscrições, que termina no dia 8 de outubro. “O objetivo é destacar os melhores projetos desenvolvidos pelas cooperativas brasileiras e, ressaltando essas ações, fazer com que elas se tornem conhecidas para as demais cooperativas e para a comunidade em geral”, destacou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

OCB e MPA discutem benefícios para pescadores



Integrantes do Sistema OCB se reuniram nesta quarta-feira (27/9) para tratar da correta aplicação da Lei 10.779/03 aos pescadores cooperados. Interpretação anterior do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) indicava que o normativo, que dispõe sobre a concessão do benefício de seguro desemprego, durante o período de defeso, ao pescador profissional que exerce a atividade pesqueira de forma artesanal, não incluía em seu escopo cooperativas e pescadores cooperados. Como resultado da reunião, esse entendimento foi revisto, uma vez que o rol de organizações relacionado no dispositivo legal (colônias, federações e confederações) é apenas exemplificativo, enquadrando-se, portanto, demais organizações, como as cooperativas.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Al Gore diz que mudanças climáticas devem acirrar disputa por alimentos e biocombustíveis

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O risco de o aquecimento global acirrar a disputa por alimentos e biocombustíveis foi alertado hoje (26) por Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Durante a apresentação no Global Agribusiness Forum, realizado na capital paulista, ele ressaltou que as mudanças climáticas tendem a diminuir a produtividade de commodities agrícolas, como o milho e a soja, e provocar um acirramento sobre a sua destinação. “Em um mundo mais quente, se nós não começarmos a agir, o conflito entre plantar milho para produzir combustível e para alimentação irá se tornar ainda mais intenso”, disse, destacando as altas nos preços dos alimentos nos últimos anos.

FNO têm meta de emprestar 200 milhões para o Amazonas


O dinheiro disponibilizado pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) soma R$ 350 milhões de incentivos, destes, a expectativa é que o Amazonas garanta, pelo menos, R$ 200 milhões, até o final do ano. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (25), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), foi divulgado que até o momento o Banco da Amazônia (BASA), emprestou R$ 27,4 milhões em recursos.   De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faea), Muni Lourenço, os produtores aproveitam esse período de vazante para replanejar a produção, o recurso é de extrema importância. "Foram muitos os prejuízos na agricultura e pecuária, por conta da enchente, principalmente no Baixo Amazonas, dados oficiais estipulam que o prejuízo com a cheia chegou a R$130 milhões", afirmou.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

CONVITE - Peixes de igarapés de Manaus (Teatro Direcional)

 


Especialistas lançam livro sobre segurança alimentar e nutricional


Marcelo Torres
Será lançado no próximo dia 2 de outubro no Rio de Janeiro o livro “Segurança Alimentar e Nutricional – Tecendo a Rede de Saberes”, resultado de artigos de dez especialistas no assunto. O evento será realizado no Auditório do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
O objetivo do livro é “estimular a reflexão sobre a tessitura dos saberes do campo da segurança alimentar e nutricional”. Os fios teóricos que tramam o diálogo nesta construção conjunta tratam das potencialidades para se consolidar uma cultura de direitos e outros desafios e reflexões.

CAR na Amazônia Legal

         
Apoio: governo federal diz o que pode oferecerMartim Garcia/MMA
Apoio: governo federal diz o que pode oferecer
MMA garante tecnologia e infraestrutura para a realização do cadastro dos imóveis rurais

Sophia Gebrim

Representantes dos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal discutem a partir de hoje (25/09), até a próxima quinta-feira (27/09), em Brasília, o Cadastro Ambiental Rural (CAR). É o segundo encontro que o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), promove com os estados para discutir a regularização ambiental de imóveis rurais.

O IDAM em Japurá capacita produtores de farinha

Agricultores recebendo orientações no manejo da farinha
Agricultores recebendo orientações no manejo da farinha

25/09/2012 - Paula Vieira
Agricultores familiares do município de Japurá (a 744 km de Manaus), participaram do curso de boas práticas de farinha e derivados de mandioca, realizado no período de 18 a 20 de setembro, no Km 01 da estrada do Mapari, na propriedade do produtor, Paulo da Silva Moraes. A capacitação foi aplicada pela extensionista rural do IDAM Central, Meire Jane de Oliveira Santiago.
Durante o curso, os agricultores receberam informações sobre estrutura das plantas e componentes das raízes, utilização da mandioca na alimentação humana, animal e industrial, produção, capacidade e estrutura de uma casa de farinha. Também foram abordadas noções de higiene durante a manipulação e processamento de alimento, práticas de limpeza da casa de farinha, além de práticas de aproveitamento de subprodutos para a fabricação de ração e derivados para a alimentação humana, armazenagem, classificação, embalagem, transporte e comercialização da farinha. É importante destacar que todas as orientações repassadas aos participantes, também foram desenvolvidas na prática.

Senado aprova projeto de lei de conversão que complementa novo Código Florestal

Senadores Eduardo Braga e Kátia Abreu comemoram aprovação
 
O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (25/9), por votação simbólica, o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 21/2012, originário da Medida Provisória (MP) 571, que complementa o novo Código Florestal, rejeitando destaque apresentado pelo PSOL, contra os votos dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Roberto Requião (PMDB-PR). A senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) , registrou que, após 15 anos de luta pela atualização Código Florestal, acirrada nos últimos três anos e meio e, após a sanção presidencial, “teremos novamente segurança jurídica neste País”.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Piscicultura para comunidades de várzea é tema de projeto na Embrapa no AM



 
Síglia Regina Souza – Jornalista MTb 66/AM
(92) 3303-7852 / 3303-7860
 
Um projeto de pesquisa da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, está desenvolvendo um novo modelo de piscicultura para comunidades de várzea. O projeto se chama Peixamazon - Produção de peixes em comunidade tradicional ribeirinha na Amazônia: piscicultura comunitária em sistema misto de produção voltado para realidade dos habitantes de várzea. O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Roger Crescêncio, líder do projeto Peixamazon, explica que as ações são feitas em parceria com produtores familiares organizados na Associação dos Moradores do Sant’Ana (Amos), no município de Manacapuru (AM), que vem trabalhando em conjunto com uma equipe de pesquisadores da área de piscicultura para ajustes no sistema de produção de cultivo de tambaqui.

População residente rural é 15% do total da população brasileira

 

A ocupação rural no Brasil é de 29,37 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A base de dados é de 2011 e mostra que a população residente rural representa 15% da população total residente no País, que é de 195,24 milhões de pessoas. A população rural entre 15 e 54 anos corresponde a cerca de 16 milhões de pessoas e abrange, em termos percentuais, 54,8% da população rural. Os dados da agricultura foram compilados pelo coordenador da Assessoria de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques.
Os dados do estudo mostram ainda que a população ocupada em atividades agrícolas soma 14,7 milhões de pessoas, sendo que a maioria é composta por empregados, 28,4 %, e por autônomos, 29,6%. Sob esse aspecto chama atenção que as pessoas são as ocupadas nas atividades primárias da agropecuária, que corresponderam a 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da economia em 2011. “Portanto, o setor compreendido pelo agronegócio abrange além dessas atividades primárias, outras até chegar ao consumidor final, no mercado interno ou ao mercado internacional, e corresponde a 22,2 % do PIB da economia”, constata Gasques.

Sustentabilidade no campo

 

Paulo de Araújo/MMA
Cabral: modelo perverso precisa mudar
Cabral: modelo perverso precisa mudar

Agenda para 2013 da SEDR inclui consolidação do Cadastro Ambiental Rural e ampliação do Bolsa Verde

Sophia Gebrim

Cadastro rural e agronegócio sustentável são temas da agenda ambiental centralizados na Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (SEDR/MMA). A secretaria, que é o órgão mais próximo do homem do campo no Ministério do Meio Ambiente, é a ponte de diálogo com o setor e busca levar os preceitos de sustentabilidade à agricultura brasileira, com incentivo às ações de recuperação de áreas degradadas e promoção da agroecologia.

MMA financiará planos de recursos hídricos em dois estados da região

Sophia Gebrim

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), apoiará a elaboração de dois Planos Estaduais de Recursos Hídricos na Região Amazônica, que serão selecionados após análise técnica. O edital 01/2012 do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) receberá propostas dos estados amazônicos até o dia 21 de outubro e, para cada um dos dois planos previstos, as propostas de projetos podem chegar a até R$ 1,5 milhão, com prazo de execução de até 24 meses.

Dos sete estados que fazem parte da Região Hidrográfica Amazônia – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, apenas Acre e Mato Grosso já elaboraram seus planos de recursos hídricos e Roraima está em fase final de elaboração. O Conselho Deliberativo do FNMA credenciou, ainda, o Maranhão para concorrer ao edital, por entender que o mesmo situa-se na Amazônia Legal e também ainda não possui plano de recursos hídricos.

ORIENTAÇÕES

MDA anuncia a VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária


A contagem regressiva para o maior evento de comercialização e exposição da riqueza cultural e gastronômica do País começa nesta quarta-feira (26). A data marca o lançamento da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e considerada a mais completa do gênero na América Latina. O ministro Pepe Vargas fará, nesta quarta-feira, o anúncio do que está reservado para a nova edição, que volta à Marina da Glória, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 25 de novembro.

Monsanto nua como ratos

 
 
Uns 200 ratos alimentados durante dois anos com diferentes tipos do milho geneticamente modificado MK603 da Monsanto viveram seis vezes menos do que aqueles cuja alimentação era o milho convencional. É o que revela uma pesquisa feita por renomados cientistas divulgada recentemente na França, podendo dar um giro definitivo na percepção sobre os OGM.

Até agora boa parte dos estudos toxicológicos comparados sobre os efeitos dos organismos geneticamente modificados em animais não tinham chegado a conclusões tão precisas.

Sistema OCB recebe Prêmio LIDE de Agronegócios

 
Márcio Lopoes de Freitas
 
O LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), presidido pelo jornalista João Doria Jr., realiza nesta sexta e sábado (21 e 22/9) o 1º Fórum Nacional de Agronegócios. Novos rumos do agronegócio sustentável no Brasil é o tema central do evento, que reunirá mais de 300 líderes empresariais e autoridades políticas e do agrobusiness do Brasil para debater ações para o desenvolvimento do setor. A programação do evento é formada por palestras, ministradas por especialistas e CEOs de empresas e entidades do agronegócio, que irão traçar painéis e apontar estratégias que irão contribuir para o crescimento do setor no País e exterior.

Prazo para declaração do ITR encerra dia 28 de setembro



Diárcara Ribeiro/Assessoria de Comunicação
Sistema FAEA-SENAR
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) informa que dia 28 de setembro, termina o prazo para declaração do Imposto Territorial Rural- ITR 2012. A declaração é obrigatória, e traz diversos benefícios para o produtor.

“Com o imposto destinado a área rural o produtor é beneficiado com melhorias de infraestrutura, acesso à aposentadoria rural”, disse o presidente da FAEA, Muni Lourenço. Para adquirir o Cartão do Produtor, que permite descontos em mais de 100 lojas, na capital e no interior, também é requisito apresentar a declaração.

XV Exposição Agropecuária de Humaitá é realizada com sucesso

Aconteceu em Humaitá (590 km de Manaus) dos dias 20 a 23 de Setembro a XV Expohuma 2012. O evento aconteceu no Parque de Exposição Dr. Renato Gonçalves, BR 230 km 6, próximo ao portal da Cidade. A realização do evento só foi possível com o apoio do Governo do Amazonas através do Programa Amazonas Rural, que é realizado pela Secretaria de Produção Rural e Abastecimento, Sepror.
De acordo com a secretária em exercício da Sepror, Tanara Lauschner, a Expohuma foi o início do Programa Amazonas Rural no município. Bem como uma oportunidade de comemorar a produção de Humaitá “O governo quer tornar o município de Humaitá em um polo de piscicultura, para que isso se concretize nós já temos dois convênios celebrados, um para aquisição do terreno em que está sendo realizado o evento e outro para construção de um laboratório de tanques escavados para a criação de alevinos. Queremos transformar a cidade da Abacaba na cidade do peixe”.
Tanara também ressaltou a participação do público e organização do evento além de comemorar todas as conquista do município. “Trago um grande abraço do nosso secretário Eron Bezerra e do governador do Omar Aziz que tem apoiados projetos na saúde, educação e principalmente na segurança não só na capital, mas também no interior do Amazonas”.
Oney Rossato Presidente da Associação dos Pecuaristas e Produtores Rurais de Humaitá, Aprhuma, lembrou-se da importância do evento para o estado “Essa é maior festa do Amazonas, o maior empreendimento do agronegócio, temos ônibus e taxis ajudando na exposição. A arquibancada e as barracas estão cheias e no próximo ano todos devem comparecer à festa”.

IDAM oferece capacitação em Boca do Acre

24/09/2012 - Paula Vieira
Um público de aproximadamente 56 pessoas, entre eles produtores rurais e agricultores familiares das comunidades do km 90 e do PA Monte Linha 20, no município de Boca do Acre (1.028 km de Manaus), participaram de curso sobre a Importância da vacinação da brucelose nos animais fêmeas de 3 a 8 meses de idade, realizado no início de setembro, pela Unidade Local do IDAM. O responsável pela capacitação foi o médico veterinário, Henrique Nogueira do Carmo. De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM, Ney Freitas Assis, o principal objetivo do curso é orientar e incentivar os produtores a vacinar os animais do seu próprio rebanho, contando sempre com a supervisão dos extensionistas do IDAM local. No curso, os participantes receberam orientações sobre o risco que os animais infectados podem transmitir ao homem, os prejuízos econômicos na produção e na comercialização, além da contaminação, de um animal doente, junto ao rebanho, a importância da vacinação, cuidados em manusear as vacinas e, principalmente, habilitar produtores a vacinar animais de sua criação. As atividades também foram desenvolvidas na prática, nas propriedades dos agricultores, Robson Lopes Faria, na Colônia Felicidade e, Moacir Delapri, na Colônia São João Batista.




Segundo o médico veterinário, Henrique Carmo, a brucelose ou aborto infeccioso é causado por uma bactéria (Brucella abortus), conhecida como Zoonose, ou seja, pode ser transmitida do animal para o ser humano através do leite da vaca quando contaminado.
“A contaminação dos animais pode trazer muitos prejuízos aos produtores, pois uma vez que um animal é contaminado com a bactéria da brucelose, outros animais entrarem em contato com ele, poderão ser contaminados, disseminando assim a doença em todos os outros animais do rebanho”, finalizou o médico veterinário.

Brasil se prepara para tomar liderança dos Estados Unidos em soja

Apesar do avanço brasileiro, os criadores rurais do AM
enfrentam grandes dificuldades para utilizar a soja na
ração dos animais. Sem estoque e altos preços.

Danilo MacedoRepórter da Agência Brasil

Brasília - Com o início das chuvas, produtores brasileiros de soja começam o plantio da safra 2012/2013: o Brasil deve tomar a liderança dos Estados Unidos como o principal produtor mundial do produto. Em Mato Grosso, maior estado produtor do cereal, o plantio já começou em alguns municípios, com mais de uma semana de antecipação em relação à safra anterior.
Segundo o meteorologista do Inmet Mozar Salvador, a previsão para os próximos dias é a de chuvas mais intensas nas regiões Nordeste e Sudeste. No Centro-Oeste, as precipitações devem ser em menor intensidade. “Mesmo que, no início, seja em menor quantidade, a tendência é aumentar o plantio”, avaliou o especialista em relação às chuvas tão aguardadas pelos produtores. No Sul, onde a seca forte do início do ano conserva os efeitos até hoje, a previsão é de chuvas acima da média nos próximos três meses.

sábado, 22 de setembro de 2012

Conab apoia filhos do guaraná


(video) - Pagamento da subvenção de juta e malva em Manacapuru


AM precisa de 35 mil toneladas de milho para atender os criadores rurais

Composição da MESA, ao fundo, SILVIO FARNESE/MAPA

Empresários e Criadores Rurais do Amazonas

Momento em que o presidente da FAEA apresentava suas reivindicações

SILVIO FARNESE, do MAPA, e,  SAKAMOTO, presidente
da Ass. Amazonense de Avicultura
 
 
Ontem, no auditório da AFEAM, a AAA (Associação Amazonense de Avicultura), em parceria com a SEFROR e SFA/AM, promoveu importante debate sobre o abastecimento de milho para o estado do Amazonas. O ministério da Agricultura foi representado pelo técnico Silvio Farnese, que demonstrou conhecimento, sensibilidade e muita atenção ao pleito dos avicultores e piscicultores do Amazonas. Ações desse tipo devem ser intensificadas por outros setores da agropecuária, pois estreita o relacionamento com os órgãos de comando, além de ser uma oportunidade ímpar para expor a realidade amazônica. Resumidamente, foram estes os pedidos dos criadores rurais do Amazonas:
 
a) Até o final deste ano, que sejam disponibilizadas, via leilões, aproximadamente 35 mil toneladas de milho para atender avicultores, suinocultores e piscicultores;
 
b) Continuar a avaliação de um PRÊMIO/BÔNUS diferenciado para o AMAZONAS em razão da complexidade logística que envolvem a região. No recente AVISO 341 e 342, o Nordeste teve R$ 0,20 kg como preço de abertura, e o Amazonas recebeu R$ 0,11 kg. Já houve um avanço, mas entendo que devemos ter um valor ainda mais dierenciado. Nesse aspecto, a FAEA vai articular a elaboração de documento fundamentando as razões de um bônus ainda mais diferenciado;
 
c) Imediata inclusão da atividade de PISCICULTURA no Programa de Vendas em Balcão e nos Leilões Públicos para atender os pequenos, médios e grandes criadores, bem como as indústrias de ração para PEIXE;
 
d) Elevar para até 27 toneladas o atendimento no Programa de Vendas em Balcão. Atualmente, o limite é de até 14 toneladas/mês;
 
e) Utilizando rede privada de armazenagem, credenciada no MAPA, criar polos de venda de milho do Programa de Vendas em Balcão nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Manacapuru. Nesse caso, temos de contar com o interesse e a adequação de estrutura por parte da iniciativa privada para o recebimento, tratamento e venda do milho em grãos do estoque público. É evidente que o serviço será remunerado pelo Governo Federal com base em tabela de preço já existente. Entendo que é um caminho interessante a ser seguido, com benefícios ao criador rural, mas que deve ser bem avaliado por ambas as partes;
 
Ao final do evento, como cidadão amazonense, e percebendo a sensibilidade e a atenção do colega SILVIO FARNESE, disse que o Amazonas participa com apenas 0,03% da produção nacional de grãos; que por questões ambientais jamais alcançaremos produzir para atender a demanda interna; temos uma das cestas básicas mais caras do país; que a região Norte concentra um grande número de famílias em extrema pobreza; que preservamos para o mundo 98% das nossas florestas, PORTANTO, que nas decisões de Brasília estas verdades sejam consideradas e que nossas demandas sejam atendidas.
 
Contudo, essa dependência de produtos básicos de outros estados é muito preocupante, pois compromete a soberania e a segurança alimentar do amazonense. Em tempo de PAZ, fica fácil resolver, mas em CRISES e GUERRAS, a história é outra e o danos econômicos muitas vezes irreparáveis. Lembro bem que, em 2001/2002 (parece que foi por aí), o estoque público chegou a níveis baixíssimos e, sabem o que aconteceu? Nenhum estado produtor queria liberar milho para outro local, o que é normal, cada um defende seu lado. Vamos torcer para que o fato não se repita, caso contrário, e se ainda não tivermos uma produção interna sufificiente, será o fim!!
 
PARABÉNS a TODOS que participaram desse momento!!
 
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

MDA lança Manual de acompanhamento dos contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural

 

Mais agilidade no processo de monitoramento, orientações e esclarecimentos sobre conceitos, normas e procedimentos de acordo com a legislação atual. Esses são alguns dos principais benefícios incorporados pelo novo Manual de Acompanhamento de Contratos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), aprovado no dia 10 de setembro pela Portaria MDA 127/2012 e que entrará em vigor a partir de terça-feira (25) para auxiliar fiscais e gerentes de contratos.
O MDA promoveu nesta sexta-feira (21) a primeira apresentação das novidades do Manual e das mudanças que serão implementadas no Sistema Informatizado de Ater (Siater). Outras apresentações serão programadas para os fiscais das delegacias do MDA nos estados ao longo das próximas semanas.

CONAB paga Subvenção para Extrativistas de Boca do Acre/AM‏

 
Através da Política de Garantia de Preços Mínimos da Sociobiodiversidade (PGPMBio), que busca garantir a sustentação de preços aos extrativistas, a Companhia Nacional de Abastecimento liberou o primeiro pagamento de subvenção federal, no valor de R$ 4089,20 para 8 produtores do município de Boca do Acre/AM, referente a 15,5 toneladas de açaí. O produto regional foi negociado pelos extrativistas junto à empresa Boca do Acre Produção de Sucos de frutas Importação e Exportação Ltda., com apoio do IDAM, sendo o valor de mercado de 0,65/kg. O valor do preço mínimo para a safra de 2012/2013 é de R$ 0,90/kg, sendo o valor máximo pago de subvenção por extrativista até R$ 890,00/ano. Esta é a primeira operação de subvenção de açaí no Amazonas. Maiores informações podem ser obtidas no telefone (92) 3182-2402/ (92) 9981-7401 e no e-mail: am.sureg@conab.gov.br
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Prazo para concorrer a máquinas do PAC 2 é prorrogado


Prazo para concorrer a máquinas do PAC 2 é prorrogado Foto: Albino Oliveira/MDA 
Municípios com até 50 mil habitantes têm até o dia 31 de outubro para concorrer a máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2). O prazo, que venceria no último 18, foi estendido para dar uma nova chance a mais de 500 prefeituras de municípios que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Portaria MDA n. 43 de 15 de julho de 2012 e ainda não apresentaram propostas para receber os equipamentos. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) doará, nesta etapa, 3.591 retroescavadeiras e 1.342 motoniveladoras destinadas à recuperação de estradas vicinais - vias importantes para o escoamento da produção da agricultura familiar. O formulário de cadastramento está disponível no portal do MDA.

Inicia hoje a XV EXPOHUMA


20/09/2012 - Paula Vieira
A XV Feira Agropecuária de Humaitá – EXPOHUMA começa hoje, e já movimenta agricultores, pecuarista, extrativistas, piscicultores, pescadores, comerciantes, sociedade em geral do município e cidades vizinhas. O evento coordenado pela Prefeitura Municipal com o apoio do IDAM, Secretaria Municipal de Agricultura, Banco da Amazônia e Banco do Brasil, tem a abertura agendada para as 16 horas no Parque de Exposição Dr. Renato Gonçalves, localizado (BR 230 Km 6). A EXPOHUMA vai até domingo, dia 23 de setembro.
Entre os destaques da EXPOHUMA está a montaria profissional em touro, além da cavalgada, vaquejada, tiro de laço, baliza, tambor, entre outros. Vale destacar que foram investidos cerca de R$ 30.000 (trinta mil reais) para premiação dos vencedores.
A equipe da Unidade Local do IDAM em Humaitá montou um stand na XV EXPOHUMA e fará exposição e doação de mudas de essências florestais, madeireira e frutíferas, oriundas da Associação dos Produtores Agroextrativistas do Vale do Índio. Além disso, agricultores participarão do evento com exposição e venda de caldo de cana pasteurizado, rapadura e mel produzidos nas comunidade Banheiro e Auto Crato.

Parintins: Nascem mais 2 bezerros por inseminação artificial

coordenador do Projeto acompanha o nascimento dos bezerros
 

20/09/2012 - Maysa Naice
O município de Parintins, localizado a 369 km de Manaus, registrou nesta quarta-feira, 19, o nascimento de mais 02 bezerros, gerados por meio de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Os bezerros nasceram na Unidade de Observação (UO), instalada pelo IDAM na fazendinha Vovô Octacílio, localizada na Rodovia Eduardo Braga, km 1.
Pesando cerca de 60 quilos, o primeiro a nascer foi o bezerro da raça Gir, que recebeu o nome de “Fator da Fazendinha Vovô Octacilio”, em homenagem ao pai, Gir Leiteiro Fator das Terras de Kubera. Pouco tempo depois, com cerca de 50 quilos, nasceu o bezerro da raça Holandês, filho do touro Savage, registrado com o nome “Savage Fazendinha do Vovô Octacílio”.

Frigorífico gera empregos em Boca do Acre

Uma das vocações do município de Boca do Acre (a 1.028 quilometros de Manaus) é a pecuária de corte. Pensando no potencial produtivo do município e na importância da competitividade para o consumidor, um novo frigorífico está oferecendo para o mercado, carnes selecionadas com qualidade e higiene a um preço acessível. Em pleno funcionamento há dois meses o Frigorífico Dois Amigos, é mais uma alternativa para o mercado em potencial. O empreendimento possui uma estrutura moderna, são 3 câmaras com capacidade de armazenamento de 150 bois/semana. Fruto do empenho dos empresários Ademar Hortêncio e Claudemir, essa já é a sexta carreta que chega na capital. “Estamos trabalhando dentro das normas sanitárias exigidas. Para se ter uma ideia hoje o frigorifico já está gerando diretamente emprego para 30 famílias”, disse Ademar Hortêncio.

Vazante começa preocupar (Site do Tadeu de Souza/Parintins)

Notícia divulgada no site www.tadeudesouza.com.br
 

Foto: Blog

Antonio Pereira, agricultor, que mora na margem do rio Amazonas, está assustado com a velocidade da descida do rio.
 
REDAÇÃO - No inicio não havia muita preocupação. Mas, agora a velocidade da descida das águas do rio Amazonas e seus afluentes preocupam.
“Se bem que a enchente tá na porta”, diz o agricultor Antonio Pereira, seu Antonico, 67, acostumado ao movimento das águas desde criança.
Ele acredita que se continuar vazando nesta proporção famílias podem ficar isoladas. “O homem mexeu muito com a natureza, quer brincar com Deus e dá nisso, vem uma enchente grande, um seca maior ainda, enfim, nós é que somos culpados disso que está se vendo agora”, afirma.
Por outro lado, criadores de gado estão apreensivos com a falta de pasto para os animais.

Associação Amazonense de Avicultura promove palestra na AFEAM

 
 
Nesta sexta-feira, 21, a Associação Amazonense de Avicultura - AAMA está promovendo palestra com o Coordenador Geral de Cereais e Culturas Animais do MAPA, Sr. José Maria dos Anjos, com o tema: "A política do MAPA no abastecimento de milho para os estados do Amazonas e Roraima". O evento conta com o apoio da SEPROR e da SFA/AM. Será no auditório da AFEAM, às 15 horas.

Transgênicos aumentam ocorrência de câncer em ratos


Os ratos alimentados com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) morrem antes e sofrem de câncer com mais frequência do que os demais, destaca um estudo publicado nesta quarta-feira (19) pela revista "Food and Chemical Toxicology" (Comida e Toxicologia Química, em tradução livre), que considera os resultados "alarmantes".
"Observamos, por exemplo, uma mortalidade duas ou três vezes maior entre as fêmeas tratadas com OGM. Há entre duas e três vezes mais tumores nos ratos tratados dos dois sexos", explicou Gilles-Eric Seralini, professor da Universidade de Caen, coordenador do estudo.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Custos de produção de frangos e suínos tiveram aumento recorde

Os valores do aumento foram considerados recordes pelos especialistas vinculados a Embrapa Suínos e Aves. Segundos os dados levantados em agosto, os índices de custos de produção de frangos de corte e de suínos calculados pela Embrapa alcançaram valores que chegaram a 183,70 e 183,09 pontos, respectivamente. Este foi o terceiro mês seguido de aumento do ICPFrango. A alta em agosto foi de 12,73%. O índice já acumula 37,17% em 2012 e 35,02% nos últimos 12 meses. A nutrição dos frangos, que compôs 74,35% do índice no mês passado, teve um aumento de 12,42% em agosto e chega a 31,60% no ano, pressionada pelas variações nos preços do milho e do farelo de soja.

MDS lança prêmio para empresas parceiras do Plano Brasil Sem Miséria

       
Brasília, 19 – Certificar e reconhecer as empresas que comercializam produtos oriundos de povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. Esse é o objetivo do Prêmio Empresa Parceira do Plano Brasil Sem Miséria, lançado nessa terça-feira (18) pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante a 46ª Convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, participou da abertura do evento, que segue até quinta-feira (20), no Bourbon Convention & Spa Resort, em Atibaia (SP).

Durante a solenidade, a secretária chamou ao palco o diretor de Geração de Renda do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo de Campos, para anunciar em conjunto a primeira edição do prêmio de reconhecimento às empresas parceiras do Plano Brasil Sem Miséria, por meio de ações de estímulo à aquisição de produtos da agricultura familiar e de povos e comunidades tradicionais.

Sociobiodiversidade reavaliada


Pnuma/ MMA
Borracha: preço mínimo de R$ 3,50
 
Borracha: preço mínimo de R$ 3,50
Política de subsídio aos extrativistas que comercializam produtos como açaí, babaçu, pequi e mangaba, entre outros, é reavaliada

Sophia Gebrim

Um balanço da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) está sendo feito durante toda esta terça-feira (18/09), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. Participam do encontro representantes dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), Desenvolvimento Agrário (MDA), Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Conab, coordenadores da ação.

A política, executada desde 2009 pela Conab, é uma subvenção ao s extrativistas que comercializam produtos da sociobiodiversidade como açaí, babaçu, pequi e mangaba, entre outros, garante o pagamento do preço mínimo na venda desses produtos. Dessa forma, se um seringueiro vender 1 kg de borracha por R$ 2,00, a Conab poderá complementar com a subvenção de R$ 1,50/kg, já que o preço mínimo da borracha natural do bioma amazônico é de R$ 3,50.

PRÓS E CONTRAS

Produtores de caprinos e ovinos conhecem plano de trabalho do Denacoop

Objetivo é que as entidades envolvidas na criação de cabras, bodes e ovelhas no país identifiquem a contribuição que o associativismo e o cooperativismo podem dar para impulsionar o setor
 
O setor produtivo de caprinos e ovinos conheceu em detalhes o Plano de Trabalho do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foi durante reunião da Câmara Setorial da cadeia, nesta quarta-feira, dia 19 de setembro, em Brasília. O técnico do Denacoop Luiz Lesse explicou o funcionamento do departamento, os eixos estratégicos, bem como as linhas de atuação do Denacoop. O objetivo da Câmara, segundo o presidente Francisco Edilson Maia da Costa é que as entidades envolvidas na criação de cabras, bodes e ovelhas no país identifiquem a contribuição que o associativismo e o cooperativismo podem dar para impulsionar o setor.

Câmara aprova MP do Código Florestal

Texto agora será analisado pelo Senado Federal

O Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, disse que a aprovação da Medida Provisória (MP) do Código Florestal, nessa terça-feira (19), pela Câmara dos Deputados, representa mais uma etapa vencida para acabar com a insegurança jurídica do produtor rural.
"A segurança jurídica é fundamental para o Brasil", ressalta o ministro. De acordo com ele, a aprovação do Código Florestal vai permitir que tanto os pequenos quanto os médios produtores rurais produzam e cresçam mais.
Para Mendes Ribeiro, não há Código Florestal de ambientalista ou ruralista, mas do Brasil. "Vamos continuar trabalhando para ter o Código Florestal brasileiro, depois de 20 anos, como uma realidade que o Brasil tanto perseguiu", afirma.
O texto aprovado pelo plenário da Câmara foi o parecer da comissão mista que analisou a matéria. Agora a MP será analisada pelo Senado Federal.
Clique aqui para baixar o áudio do ministro sobre aprovação da MP do código Florestal.
Mais informações para a imprensa:Assessoria de Comunicação Social
(61) 3218-2205
Carlos Américo
imprensa@agricultura.gov.br

Governo destina R$ 120 milhões para garantir preço da laranja

 
O Governo Federal disponibilizou R$ 120 milhões para a realização de leilões públicos de equalização dos preços da laranja. A Portaria Interministerial nº 841 – assinada pelos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Fazenda, e do Planejamento, Orçamento e Gestão –, que define os critérios para participação nos pregões, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 19 de setembro.
Os leilões serão realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que utilizará como mecanismos de apoio à comercialização o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) e o Prêmio de Escoamento de Produto (Pep), para laranja in natura, da safra 2012. A fruta negociada deverá ser dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A diferença básica entre as duas modalidades está em quem participa dos leilões como arrematantes dos prêmios. No Pep, os participantes serão os compradores de laranja in natura diretamente do produtor rural que disputam o prêmio em leilão. No Pepro, os próprios produtores é que participam dos leilões como arrematantes do prêmio.

IDAM e Banco da Amazônia promovem Ação de Crédito no Careiro da Várzea

 19/09/2012 - Gecom
Na primeira quinzena deste mês foi realizada, no município de Careiro da Várzea, a primeira Ação de Crédito emergencial em parceria com o Banco da Amazônia para atender os agricultores familiares atingidos pela enchente deste ano de 2012. No total, assinaram o financiamento 109 agricultores familiares, dos quais 40 são produtores do Grupo B e 69 produtores do Grupo AF, alcançando o valor de R$ 619.328,35, financiados com recurso do PRONAF, a serem injetados na economia do município e movimentar a produção de hortaliças do Careiro da Várzea. Para a equipe técnica da Unidade Local, a ação teve um saldo positivo, pois alcançou um número satisfatório de produtores e comunidades assistidas, além de apresentar um nível de contentamento do público que mais uma vez acreditou na seriedade do trabalho desenvolvido pelo governo do Estado, por meio do IDAM. Graças ao bom desempenho da parceria IDAM/Banco da Amazônia a expectativa é que ainda este mês uma outra Ação de Crédito seja realizada para atender os demais agricultores que foram cadastrados com a finalidade de terem acesso ao financiamento emergencial.

IDAM realiza cursos nas comunidades do Baixo Rio Preto


19/09/2012 - Paula VieiraCerca de 165 agricultores familiares das comunidades do Baixo Rio Preto, situada entre os municípios de Itacoatiara, Manaus e Rio Preto da Eva, foram beneficiados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amqazonas- IDAM, com cursos de compostagem orgânica, cultura da banana, beneficiamento e melhoria da qualidade de farinha, produção de hortaliças, cultura do maracujá, piscicultura e artesanato.
Ao todo foram ministrados sete cursos, beneficiando os agricultores das comunidades de São Francisco do Caramuri, Nova Vida, Nova Esperança, Monte Sinai, Monte Horeb e Santa Luzia do Tiririca.
O principal objetivo dessas atividades foi levar conhecimento para produtores da região, sobre como utilizar as novas tecnologias da agricultura a seu favor, indo a campo demonstrar na prática o que foi explicado durante o curso.

Sancionada a MPV que desonera setor agropecuário


Ministro considera desoneração como estimulador de competitividade dos produtos
Após intensa movimentação do Sistema OCB junto aos órgãos do Executivo responsáveis pelo encaminhamento da proposta, foi sancionada dia 18/9 a Medida Provisória (MPV) 563/12, que regulamenta o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/2012, no que diz respeito à desoneração da folha de pagamento do setor agropecuário brasileiro. Foram acatados todos os vetos propostos pelo sistema cooperativista, após comprovação do efeito nocivo que tais artigos trariam à cadeia caso fossem validados pela presidente Dilma Rousseff. De acordo com o superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile, “a proposta vem fortalecer o sistema cooperativista, principalmente as cooperativas que têm como atividade a comercialização ou industrialização de suínos, grãos e cereais”.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Modelo de programas do Governo será seguido por representantes de Roraima

 
Ascom/ADS
Representantes do Estado de Roraima, durante visita à ADS
Um grupo de sete pessoas do Sebrae e outras instituições, vindo do Estado de Roraima estão em Manaus com interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), órgão responsável pelo Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e Programa de Regionalização de Móveis Escolares (Promove).
Os representantes do Sebrae-RR, Fundação Nacional do Índio (Funai-RR), Secretaria de Estado do Índio (Senai-RR), Associação dos Povos Indígenas Waiwai (APIW), estão desenvolvendo ações que visam o fortalecimento da sociobiodiversidade e pretendem levar os modelos dos programas da ADS para o Estado de Roraima.
Segundo o Presidente da ADS, Valdelino Cavalcante, são ações que precisam ser levadas a todo o Brasil, pois estão ajudando a criar oportunidades de trabalho e renda ao interior. “Os Programas proporcionam uma melhor qualidade de vida para as famílias do interior do Estado, e de forma sustentável”, destaca.

Setor produtivo de caprinos e ovinos se reúne em Brasília

 

A captação de oportunidades para os setores de ovinocultura e caprinocultura também estão na pauta
A 31ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos será nesta quarta-feira (19/09), em Brasília. As entidades envolvidas na criação de cabras, bodes e ovelhas no Brasil discutem a situação atual do projeto que está desenvolvendo a planta de referência para abate desses animais. A captação de oportunidades para os setores de ovinocultura e caprinocultura também estão na pauta.
 
Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Caprinos e Ovinos
Data: 19 de setembro de 2012 (quarta-feira)
Horário: 14h às 17h30
Local: Sala de Reuniões do Térreo do Mapa

São Paulo de Olivença implanta Unidade Demonstrativa de Banana

 
18/09/2012 - Paula Vieira/IdamA Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), em São Paulo de Olivença, localizado (a 985 Km de Manaus), implantou no final do mês de agosto, uma Unidade Demonstrativa de Banana (U.D) na comunidade indígena Novo Paraíso, situada no Rio Solimões. Participaram da atividade produtores familiares da região orientados pelos técnicos do IDAM local, Waldejane Gouveia e Ilcinei Fernandes.
Na U.D foram cultivadas variedades de bananas prata, maça e pacovã, que foram produzidas por meio de mudas desenvolvidas através de gemas do próprio caule, conhecidas como rizomas, gerando assim um cultivo de boa qualidade. A ação tem o objetivo de orientar produtores do município nas Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), incentivando o conhecimento técnico, tais como, espaçamento adequado, o uso de calcário na correção de solos de terra firme, esterco, adubos químicos, o uso de fungicidas no combate a sigatoka negra (doença causada por fungos que atinge plantações) e, principalmente a retirada de “filhos” para novos plantios.

Audiência Pública discutiu a exploração e potencial econômico da Silvinita no Amazonas

Assessoria de Comunicação
Editoria de Politica/ Economia
Kennedy Lyra



A Audiência Pública aconteceu, ontem, na Assembleia Legislativa do Amazonas. O evento foi uma realização do deputado estadual Sinésio Campos, que convidou autoridades federais, estaduais e municipais, além da iniciativa privada, onde se discutiu a exploração e a comercialização da Silvinita no Amazonas. Sinésio procurou mostrar a importância do fertilizante na agricultura amazonense.